Marco Bechis chega a SP para 32ª Mostra de Cinema

SÃO PAULO ¿ O diretor ítalo-chileno Marco Bechis desembarca hoje em São Paulo, para a abertura, amanhã à noite, oficialmente, da 32.ª Mostra Internacional de Cinema, numa sessão para convidados de Birdwatchers - Terra Vermelha.

Agência Estado |

Na sexta-feira, a mostra dá o ponto de partida para o público em geral. "Birdwatchers", filme ítalo-brasileiro com participação da Gullane Filmes, trata da sempre delicada questão indígena no País, do conflito entre índios e fazendeiros que, volta e meia, ensangüenta terras demarcadas.
Há um lado social muito forte e o próprio diretor explica sua origem, numa entrevista por telefone. "Quando minha família saiu do Chile, fomos morar na Argentina e, depois, no Brasil, em São Paulo. Eu era garoto e via aqueles índios na rua. Não eram muitos. Pequenos grupos. Viviam numa situação de penúria e eu não entendia quem eram aquelas pessoas."

Tudo levava Marco Bechis aos kaiowaas de "Birdwatchers". A própria trajetória do cineasta fez dele muitas vezes um outsider. Quando sua família se fixou na Itália, Bechis ficou na Argentina, nos anos 70. Era jovem e já estava imerso na militância política, contra a ditadura. Ele viveu depois nos EUA, antes de se fixar na Itália. Nunca deixou de carregar a América Latina no coração.

Seu longa anterior, "Garagem Olimpo", tratava do horror da repressão política na Argentina. "Era um universo que conhecia", conta. Sendo primeiramente interessado em política, Bechis descobriu que a arte poderia ser uma ferramenta para expressar seu protesto. Virou fotógrafo experimental e videoartista.

O primeiro esboço do filme sobre as culturas indígenas no Brasil apontava não para os kaiowaas, mas para os yanomanis. Bechis chegou a percorrer parte da Amazônia em busca de locações e histórias. Suas pesquisas para "Birdwatchers" ¿ o título já era este ¿ o levaram a Mato Grosso do Sul e foi lá, com os kaiowaas que Bechis descobriu o filme que queria fazer.

Leia mais sobre: Birdwatchers , Mostra de São Paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG