Maratona de shows comemora 455 anos de São Paulo; veja destaques da programação

SÃO PAULO ¿ A comemoração dos 455 anos da cidade de São Paulo, no próximo domingo (25), terá muita música para os paulistanos que resolverem passar o final de semana em casa. À tarde, o já tradicional show de aniversário no Parque da Independência contará com a presença de Lulu Santos, Daniela Mercury, Toni Garrido, Paula Lima, Roberta Sá e Celso Fonseca, entre outros artistas. Quem resolver ficar na região central vai poder conferir à meia-noite de sábado, no Viaduto do Chá, uma queima de fogos com trilha sonora de Seu Jorge, apenas uma das diversas atrações no local ao longo de 30 horas ininterruptas de programação.

Redação |

CPM22 é opção roqueira na festa de
455 anos da capital / Divulgação

Pouco antes do sambista, será a vez da Vai Vai, atual campeã do Carnaval, subir no palco para animar o público, em uma apresentação com direito a bateria, mestre-sala, porta-bandeira e passistas da escola. A folia continua na madrugada com Diogo Nogueira e a escola de samba Portela. Além deles, Natiruts, CPM22 e Quinteto e Preto e Branco são alguns de mais de 60 artistas confirmados na festa, dividida em dois palcos. Estarão espalhados ao longo do Vale do Anhangabaú exposições, oficinas, praça de alimentação, baile do idoso, telecentro e até um planetário. A agenda está disponível no site da prefeitura .

No Parque da Independência, a partir das 16h, uma orquestra inicia as comemorações com músicas de Adoniran Barbosa. Em seguida, duplas ou trios de artistas passam a comandar a festa, em parcerias inéditas. Roberta Sá e Celso Fonseca farão uma homenagem a Tom Jobim, enquanto Paula Lima e Diogo Nogueira lembrarão o sambista João Nogueira. No encerramento, Lulu Santos, Daniela Mercury e Toni Garrido vão cantar juntos sucessos da música brasileira, como Descobridor dos Sete Meres, de Tim Maia.

No Sesc Pompeia, com ingressos a preços populares, o show será Sotaques Paulistas, com paulistanos e quem escolheu morar na cidade. A mistura terá músicas e etnias da banda paulistana Karnak, do maranhense Zeca Baleiro, da italiana Mafalda Minnozzi, da portuguesa Suzana Travassos, dos tambores japoneses do Himawari Taiko e da voz de Fortuna, cantora de origem judaica.

"Noite Vazia", clássico de Walter Hugo Khouri,
será exibido na Cinemateca / Divulgação

Para todos os gostos

Mas não é só de música que vai ser feita a celebração dos moradores da capital. Documentários realizados pelo fotógrafo e jornalista Benedito Junqueira Duarte, mostrando a metrópole a partir da década de 1940 serão exibidos na Cinemateca Brasileira e no Cine Olido. A Cinemateca, aliás, também programou uma mostra dedicada a filmes que se passam na cidade, como Noite Vazia, São Paulo S/A, Linha de Passe e Antônia ¿ O filme.

O Centro Cultural São Paulo apresenta até domingo a mostra Paulistas por Opção. A programação conta com produções dirigidas por cineastas que, apesar de nascidos em outros estados, escolheram as terras paulistas como inspiração, caso de Sérgio Bianchi (Cronicamente Inviável), João Batista de Andrade (O Homem que Virou Suco) e Carlos Reichenbach (Bens Confiscados). Também no CCSP, será aberta a exposição Aurélio Becherini ¿ São Paulo em transição, com 45 imagens em que o pioneiro do fotojornalismo paulistano capta a cidade desde a década de 1920.

Em uma tenda instalada embaixo do Viaduto do Chá, a Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual da prefeitura promoverá apresentações teatrais e exibirá filmes com temática LGBT. Para quem prefere se exercitar, uma sugestão é a Bike Tour, evento que reúne milhares de ciclistas na Europa e que pretende fazer o mesmo em São Paulo. A largada acontece às 9h40 na ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, e segue por 10km até a USP.

O aniversário também será uma oportunidade para conhecer melhor a capital. Há passeios guiados pelos pontos históricos do centro, passando pelo Teatro Municipal e Catedral da Sé. Todos são gratuitos e o participante só tem de escolher o horário e o meio de transporte: a pé, de van, de motocicleta, metrô ou de trólebus.

Já os ansiosos por uma festa de gala vão poder se animar no Baile de Aniversário. Das 15h às 19h, o Tendal da Lapa (rua Guaicurus, 1100) promove uma festa para todas as idades, com banda ao vivo. O estacionamento fica na rua Constança, 72. Mais informações com a Subprefeitura da Lapa, no fone (11) 3862-1837.


* com Agência Estado

Leia mais sobre: aniversário de São Paulo

    Leia tudo sobre: agendaaniversário de são paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG