Maquiagem vibrante neste inverno

Maquiagem vibrante neste inverno Por Amanda Valeri São Paulo, 08 (AE) - Cores fortes e vibrantes que iluminam o rosto. Esta é a proposta da maquiagem inverno 2008.

Agência Estado |

Verde limão, rosa pink, laranja, salmão, roxo e violeta são as apostas dos profissionais para dar vida aos olhos. As cores também são intensas na boca - vermelho, vinho, groselha, chocolate, marrom e suas variações. Porém, muito cuidado quando estiver à frente do espelho.

O inverno é a estação que permite mais ousadia e criatividade quando o assunto é maquiagem, pois sem a corzinha saudável do verão, a pele se torna como uma tela em branco. Partindo deste ponto, o maquiador, cabeleireiro e empresário Duda Molinos afirma que os olhos virão com mais força na próxima estação. "Eles estarão mais marcados e destacados. Ou pelo delineador mais gráfico ou pelos tons mais densos como o marrom e o cinza", destaca. "Eu aposto bastante no tom salmão, nas pálpebras ou na parte interna do olho para dar uma iluminada no olhar."
O maquiador Marcos Costa, responsável pela beleza de quatro desfiles no último São Paulo Fashion Week (SPFW), sustenta que a estação mais gelada do ano virá regada de muita cor, alegria e luz. "O inverno deixou de ser sisudo. As cores tradicionais da estação, como marrom, preto e cinza, virão como complemento este ano. Os destaques ficam por conta das cores vibrantes - laranja, limão, rosa pink -, que tornarão o inverno mais iluminado e quente", diz. "Mas os tons pastéis permanecem, pois fazem parte da maquiagem da mulher."
Um simples traço acima da linha dos cílios transforma o olhar. Esse é o poder do delineador, um produto tão conhecido pelas mulheres. Porém, o inverno 2008 trará uma proposta mais ousada: a maquiagem da cantora britânica Amy Winehouse, que é marcada com um grosso traço de delineador, que lembra um pouco o formato bonequinha de luxo reformulada, será "a febre" do inverno. "O formato é mais estiloso, mais retrô e mais agressivo. O traço vai além do comprimento do olho", diz o maquiador Cayo Lanza, do Studio W. A cor mais usada é o preto, que é a combinação perfeita com a estação. "Mas temos os coloridos e metalizados, que proporcionam diferentes efeitos", completa Cayo.

Na opinião de Duda Molinos, este traço deve ser usado com cautela por ser mais ousado e nada democrático. "É um conceito mais retrô e nada sutil. Ele deve ser usado para aquelas mulheres que figuram o look fashion", pondera. Duda aconselha os olhos sutilmente contornados com o lápis preto, que também expressam um ar moderno e sofisticado. "Ele só não deve ser usado nas mulheres que têm olhos pequenos. Caso contrário, o uso é liberado", diz.

Os profissionais ressaltam que a estrela do inverno - que também foi no verão - será a boca. Ela virá acompanhada da elegância e do glamour do vermelho. "É um clássico da maquiagem que esteve bastante presente no verão e continuará no inverno", diz Marcos Costa. A mesma tendência é compartilhada por Duda. "Os tons nos lábios virão mais fechados, típicos do inverno. O vermelho continuará no embalo do verão, mas os tons de marrom também estarão presentes", afirma.

Uma opinião é unânime entre os profissionais: é preciso ter bom senso. "Maquiagem é personalidade. Nem sempre o que está na moda combina com a personalidade. É preciso ter cautela", diz Marcos Costa. Já Duda Molinos acredita que uma maquiagem básica é o jogo certo para não derrapar. "Eu sou um cara simplista. Uma mulher com máscara nos cílios, um bom batom e um pouco de blush está linda", afirma. "A mulher tem que optar: ou por um olho mais marcado, ou pela boca mais forte ou realçar as maçãs do rosto", complementa Duda Molinos. Na avaliação de Cayo Lanza, a mulher não pode esquecer que a maquiagem é um complemento do look e que deve casar com a roupa e ocasião.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG