Publicidade
Publicidade - Super banner
Brasil
enhanced by Google
 

Manuais dão dicas para preservar a beleza em qualquer idade

Manuais dão dicas para preservar a beleza em qualquer idade Por Andressa Zanadrea São Paulo, 20 (AE) - Cremes, filtro solar, alimentação balanceada, exercícios físicos, intervenções estéticas: as melhores fontes da juventude, capazes de combater os sinais do envelhecimento feminino, estão descritas em dois manuais de beleza que acabam de chegar às prateleiras. A consultora Emma Baxter-Wright, autora do livro 1001 maneiras de parecer mais jovem, e a dermatologista Shirlei Borelli, que assina Até 120 anos.

Agência Estado |

.. Rejuvenescimento e Cosmiatria", mostram que é possível viver de modo saudável e com mais beleza sem gastar muito dinheiro. Basta adotar hábitos relativamente simples, como não fumar.

Emma traz dicas de moda e truques de maquiagem , além de vários conselhos sobre tratamentos para a pele. Ela garante que existem cuidados estéticos para todos os tipos de bolsos. "Para muitas mulheres a reversão do processo de envelhecimento é alcançada por meio das cirurgias, mas para outras, sem recursos financeiros, existe um monte de coisas que podem ser feitas para segurar os estragos do tempo", relata.

Entre as 1001 dicas do livro, Emma lista as fundamentais: não se expor ao sol diretamente, manter um estilo de vida ativo, beber muita água, evitar drogas ou álcool e a melhor de todas: comer um pouco de chocolate todos os dias, por causa dos antioxidantes presentes no alimento.

Shirlei foca sua obra nas terapias para reverter os efeitos do tempo: resurfacing, luz pulsada, laser, entre outras. Ela explica, de forma didática, como cada uma delas funciona. E garante que a prevenção é a melhor pedida para quem está na faixa dos 20 anos e pretende chegar à maturidade mais bela e saudável.

Boxe:

Entrevista: Shirlei Borelli, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

AGÊNCIA ESTADO - Quando começar a prevenir sinais de envelhecimento?

SHIRLEI BORELLI - Em torno dos 25 ou 30 anos, com uso diário de filtro solar e produtos para a pele: ácidos, vitamina C, tensores...

AE - Descuidos aos 20 podem ser corrigidos sem cirurgia?

SHIRLEI BORELLI - Sim. Com o advento dos lasers, luz pulsada, radiofreqüência, preenchimentos, toxina botulínica, isso é possível sem cirurgia.

AE - Em 2050, segundo o livro, a população de jovens e idosos será igual. Esses idosos vão parecer mais jovens?

SHIRLEI BORELLI - Acredito que sim porque eles têm como vantagem o fato de terem aprendido a prevenção antes da atual geração de idosos.

AE - De que forma a aparência interfere na auto-estima?

SHIRLEI BORELLI - Aparência é produto de uma série de fatores, inclusive do desejo de viver melhor e com mais qualidade de vida. Quando uma pessoa se cuida, quando tem auto-estima, está tomando a decisão de viver. E de viver bem!

AE - Como se cuidar aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos?

SHIRLEI BORELLI - Cada idade tem problemas específicos. Aos 20, use produtos antiacne, antioleosidade e filtro solar. Aos 30 começam as rugas e manchas, sendo o peeling e a luz pulsada boas opções. Aos 40-50 indico preenchedores, toxina botulínica, laser fracionado, radiofreqüência e ultravermelho. Aos 60, o melhor é o laser não-fracionado.

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG