comemora 30 dias de greve na Vale Inco - Brasil - iG" /

Manifestação comemora 30 dias de greve na Vale Inco

Sindicalistas do setor de mineração realizam nesta tarde uma manifestação em frente à sede da mineradora Vale, no centro do Rio. Sindicalistas brasileiros e canadenses distribuem fatias de bolo às pessoas que passam em frente ao prédio para comemorar 30 dias de greve da Vale Inco.

Agência Estado |

Em outubro de 2006, a Vale comprou 75,6% do capital da mineradora Inco por US$ 13,2 bilhões, no Canadá. De acordo com Myles Sullivan, do sindicato United SteelWorkers (USW), em torno de 3.400 trabalhadores da Vale Inco estão parados desde 13 de julho. Sullivan conta que a Vale Inco pretende flexibilizar algumas garantias conquistadas pelos funcionários, entre elas uma mudança no fundo de pensão dos empregados. A Vale Inco propõe que o benefício definido seja trocado por uma contribuição definida.

A consultora do USW no Brasil, Carolyn Kazdin, afirmou que a Vale Inco também pretende alterar as regras e a forma de pagamento de participação nos lucros e resultados. "Isso é um grande insulto aos trabalhadores", afirmou ela. Sullivan acrescentou que a empresa também está propondo que os novos empregos na Vale Inco sejam terceirizados. Segundo ele, a Vale Inco até o momento não apresentou nenhuma contraproposta e não estaria negociando com o sindicato. "Estamos preparados para voltar a negociar o mais rápido possível".

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG