Mais três hospitais foram autorizados pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes, de acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União . A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, em São Paulo, poderá retirar e transplantar tecidos oculares humanos.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio, e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foram autorizados a realizar transplantes de válvulas cardíacas.

O ministério também autorizou três hospitais a realizarem busca e retirada de múltiplos órgãos e tecidos. São eles: Hospital Infantil Albert Sabin - HIAS (CE), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (CE) e Hospital São Paulo - Unifesp (SP). A captação de órgãos ou tecidos passa etapas. Primeiro é feita a identificação do potencial doador. Depois do diagnóstico da morte encefálica, realizado por dois médicos que não participam de equipe de transplante (sendo pelo menos um neurologista ou neurocirurgião), a equipe da Comissão Intra-hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) entrevista a família para saber se há intenção ou não de doação.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.