Mais quatro municípios decretam situação de emergência em MG

Número de municípios em situação de emergência por conta das chuva chega a 63; 108 foram afetados

iG São Paulo |

AE
Matozinhos é uma das cidades que decretaram emergência neste ano
As chuvas que caem no Estado de Minas Gerais fizeram 63 municípios, dos 108 que foram atingidos, decretarem situação de emergência desde outubro do ano passado. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até este sábado, morreram 16 pessoas em consequência das chuvas, 13.530 ficaram desalojadas e 2.007 desabrigadas.

Apenas na primeira semana do ano, 16 cidades decretaram situação de emergência. No boletim de sexta-feira, eram 59 cidades em emergência, de 98 atingidas.

As cidades que decretaram emergência desde ontem são Divinolândia de Minas, São Geraldo do Baixio, Espírito Santo do Dourado e Ouro Fino. As outras que já tinham enfrentado o problema em 2011 foram Aimorés, Engenheiro Caldas, Eugenópolis, Goiabeira, Governador Valadares, Inconfidentes, Itabirinha, Lagos dos Patos, Matozinhos, Miraí, Morro do Pilar e Senador Cortês.

De acordo com um balanço da Defesa Civil, mais de um milhão de pessoas já foram afetadas pelas chuvas em Minas. O mau tempo danificou 4.806 casas e destruiu 177. Em diversas cidades as pontes também sofreram danos, 62 delas foram destruídas. Em Santa Rita do Sapucaí, um desabamento ocorrido na quarta-feira de uma residência , matou José Maria da Silva, de 38 anos, e deixou outras cinco pessoas feridas.

Previsão do tempo

Segundo a previsão do tempo da Defesa Civil, neste sábado, o tempo ficará instável com nebulosidade variável e chuva a qualquer hora do dia no Triângulo, oeste e sul de Minas Gerais. Nessas regiões são esperados volumes significativos de chuva, inclusive nas bacias do Verde e Sapucaí. No noroeste o dia ficará parcialmente nublado com pancada de chuva à tarde. Nas demais áreas o dia ficará parcialmente nublado e há possibilidade de ocorrer pancada de chuva em área isolada. Na região metropolitana de Belo Horizonte, o dia ficará parcialmente nublado com possibilidade de ocorrer pancada de chuva no período da tarde e noite. As temperaturas deverão variar entre 19 ºC, durante a madrugada e máxima de 27°C, no período da tarde.

    Leia tudo sobre: minas geraischuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG