Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 RIO DE JANEIRO - Subiu de 5 para 12 o número de municípios do Rio de Janeiro em estado de emergência devido aos efeitos das fortes chuvas que atingiram a região noroeste do Estado nos últimos dias. Em Minas Gerais, 81 cidades foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 43 já decretaram situação de emergência. O número de mortes causadas pelas chuvas em Minas chega a 13. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/20/tres+criancas+morrem+apos+rompimento+de+dique+no+rio+3220328.htmlNo Rio, três crianças morreram após o rompimento de um dique." / Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 RIO DE JANEIRO - Subiu de 5 para 12 o número de municípios do Rio de Janeiro em estado de emergência devido aos efeitos das fortes chuvas que atingiram a região noroeste do Estado nos últimos dias. Em Minas Gerais, 81 cidades foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 43 já decretaram situação de emergência. O número de mortes causadas pelas chuvas em Minas chega a 13. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/20/tres+criancas+morrem+apos+rompimento+de+dique+no+rio+3220328.htmlNo Rio, três crianças morreram após o rompimento de um dique." /

Mais de 50 municípios em Minas e no Rio decretam estado de emergência

http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/Acordo Ortográfico hspace=4 src=http://images.ig.com.br/educacao/reforma_140x75.gif align=left vspace=3 border=0 RIO DE JANEIRO - Subiu de 5 para 12 o número de municípios do Rio de Janeiro em estado de emergência devido aos efeitos das fortes chuvas que atingiram a região noroeste do Estado nos últimos dias. Em Minas Gerais, 81 cidades foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 43 já decretaram situação de emergência. O número de mortes causadas pelas chuvas em Minas chega a 13. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/12/20/tres+criancas+morrem+apos+rompimento+de+dique+no+rio+3220328.htmlNo Rio, três crianças morreram após o rompimento de um dique.

Redação |

Rio de Janeiro

No município de Cardoso Moreira, no Rio, foi decretado estado de calamidade pública: 10 mil dos 12 mil habitantes da cidade tiveram perdas ou estão desabrigados.

Carlos Magno
O governador Sérgio Cabral em Itaperuna

O governador Sérgio Cabral em Itaperuna

O governador do Rio, Sérgio Cabral, visitou neste sábado o município de Itaperuna, no noroeste fluminense, um dos mais atingidos pelas inundações, que deixaram mais de 30 mil pessoas desalojadas e mais de 2 mil desabrigados no Estado. Cabral reuniu-se com secretários de saúde e com prefeitos dos municípios alagados, para estudar medidas conjuntas de emergência.

O efeito dos temporais em Itaperuna foi aumentado com a cheia do rio Muriaé. Após o encontro o governador afirmou ter pedido ao governo federal o envio de dez caminhões do tipo "unimogs" (de alto desempenho para operações em terrenos íngremes ) e dez barcos. De acordo com Cabral, o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, informou que a Marinha vai enviar o equipamento pedido além de três helicópteros.

A chuva também causou transtornos na cidade do Rio de Janeiro. A Defesa Civil Municipal registrou 56 ocorrências entre a manhã de sexta-feira e a de sábado, devido a um temporal que atingiu a cidade.

Minas Gerais

Boletim divulgado neste sábado pela Defesa Civil do governo de Minas Gerais indica que subiu para 13 o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias até ontem, dia 19 de dezembro.

A vítima mais recente foi Custódio Pereira da Silva, de 64 anos, que foi arrastado na última quinta-feira pela correnteza das águas do rio Paraopeba, no município de Brumadinho.

Minas

Chuvas deixam ruas alagadas em Brumadinho / AE

De acordo com as informações meteorológicas, hoje deverá chover em praticamente em todo o Estado de Minas Gerais, exceto entre as regiões Norte, Jequitinhonha e Mucuri, onde a probabilidade de novas precipitações é pequena. Nos últimos dois dias, a Defesa Civil mineira registrou alagamentos em bairros dos municípios de Governador Valadares, Santana do Jacaré, Mutum, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Dona Euzébia e Brumadinho.

Segundo o saldo mais atualizado da Defesa Civil, as chuvas já deixaram 27.791 desalojados, 4.594 desabrigados, 288 feridos e 13 mortos, além de afetar 155.673 pessoas. Adicionalmente, 13.977 casas foram danificadas e outras 177 foram destruídas, além de seis pontes danificadas e 30 destruídas.

Veja também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasrio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG