Mais de 5 milhões de brasileiros praticam ioga, estima entidade

De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association, dos Estados Unidos, a ioga é praticada em 86% das academias americanas e em 64% das academias do mundo. No Brasil, de acordo com estimativas da União Internacional de Yoga, hoje há mais de 5 milhões de adeptos.

Agência Estado |

"É a prova de que as pessoas estão querendo encontrar a paz interior", explica Ma Prem Adarsha, instrutora do Espaço Girassol.

Tem gente que aposta na idéia de que além de proporcionar bem-estar para o praticante, a ioga também é capaz de emanar o bem para a humanidade - por intermédio dos próprios simpatizantes da técnica. Marcia de Luca é uma delas. Fundadora do Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, há três anos transformou um sonho antigo em realidade: ela é uma das idealizadoras do projeto Yoga pela Paz, que tem como objetivo reunir a turma que pratica os exercícios e os curiosos para formar uma corrente do bem. Neste ano, o evento aconteceu no mês passado.

"Nós queremos reunir uma massa crítica de pessoas com intenção de paz, começando com a conscientização de que para haver paz no mundo é fundamental ter paz no coração", diz ela. Até o ano passado, a atração principal do projeto era a aula aberta em uma manhã de domingo no Parque do Ibirapuera. Agora, além do encontro, houve também o 1º Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, entre os dias 12 e 14 de agosto, na Amcham.

"O evento era bem pequeno e não sabíamos ao certo o rumo que ele tomaria. Hoje, com toda a divulgação e o sucesso de público, tenho certeza de que foi a melhor idéia que tivemos", confessa a idealizadora da atração.

Menos Estresse

Com semblante sereno, musculatura rígida e saúde de ferro, a empresária Andrea Rodrigues Alves, de 27 anos, parece ser zen desde garotinha, mas seu passado contrasta com a realidade. "Sempre fui agitada e falante", confessa. Há três anos, ela passou a freqüentar aulas de ioga e, inesperadamente, sua vida mudou. "Não acreditava no tal poder da ioga de que as pessoas me falavam." Agora, rigorosamente, Andrea pratica a atividade cinco vezes por semana. "Estou bem menos estressada, minha TPM sumiu e meus pensamentos estão mais positivos", revela.

Estilos

Existem diversos estilos de ioga. O hatha ioga trabalha com o corpo físico porque se dirige ao funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos. Já o ashtanga vyniasa é uma técnica de hatha ioga com movimentos mais rígidos, recomendada para quem já faz atividade física.

No iyengar, utiliza-se de alguns equipamentos e é recomendada para todos os biotipos, enquanto a técnica power, criada nos Estados Unidos, traz grandes resultados estéticos e é mais voltada para o público de academias.

Baseada na meditação, a raja ioga é considerada a forma mais elevada da prática. Seu nome significa "ioga real" ou "nobre". E, por fim, a modalidade kundalini ioga trabalha com o corpo de energia. É o estudo experiencial dos chacras (centros de energia) e da nadis (canais de energia).

Eduardo Diório (AE)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG