Mais de 30% da população não usa a internet porque não quer, diz IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 104,7 milhões de pessoas com dez anos ou mais de idade não utilizaram a internet nos três meses anteriores à data da entrevista, o que representa 65,2% do total. O principal motivo alegado pelos entrevistados para não acessar à rede foi que não achavam necessário ou não queriam (32,8%).

iG São Paulo |

Em seguida, estão aqueles que não utilizam porque não sabem (31,6%) ou porque não têm acesso a computador (30,0%). Segundo o IBGE, houve queda no percentual daqueles que disseram não utilizar porque não têm acesso. Em 2005, eles representavam 37,2%.

Também caiu o número de pessoas que afirmaram que o alto custo do computador era um impedimento na hora de usarem a internet. Era 9,1%, em 2005, e passou para 1,7%, em 2008.

Já o percentual de pessoas que não usam porque não acham necessário foi o que mais cresceu, passando de 20,9% para 32,8%. È importante destacar que aqueles que dizem não usar porque não querem apresentam médias etárias mais elevadas (45,2 anos). Entre os estudantes, o principal motivo alegado foi a falta de computador (46,9%).

Leia também:

Internet

Celular

Leia mais sobre: internet

    Leia tudo sobre: internetpnad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG