Mais de 23% têm carro como principal meio de transporte

Na região Centro-Oeste índice dos que utilizam automóvel é de 36,5%. No Brasil transporte público é o mais usado, com 44,3%

iG São Paulo |

O estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Mobilidade urbana, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e divulgado nesta segunda-feira aponta que 23,8% dos brasileiros já têm o carro com o principal meio de transporte. Se considerada apenas a região Centro-Oeste do País este número sobe para 36,5%. Na região Sul são 31,7% e, na Sudeste, 25,6%. O Nordeste é que o tem o menor índice, com 13%.

O transporte público - incluindo ônibus, trem e metrô - ainda é o mais utilizado pela população, sendo o principal meio de locomoção para 44,3% dos entrevistados. Na região Sudeste atinge 50,7%.

O estudo aponta uma grande variação em relação às regiões. No Norte, por exemplo, 17,9% da população diz ter a bicicleta como principal meio de transporte, superando, inclusive, os automóveis, que têm 17,6%. No Nordeste o índice também é bastante superior ao restante do Brasil, com 11,3%. Já no Sul, a bicicleta só é usada por 2% dos moradores e, no Sudeste, por 3,8%.

A pesquisa também indica variação do meio de transporte conforme o grau de escolaridade do usuário. Entre aqueles que têm até a 4ª série do 1º grau completa, 49,9% dizem utilizar o transporte público. Já no gurpo dos que possuem ensino superior incompleto, completo, ou pós graduação este índice cai para 29.4%. Ao mesmo tempo, o carro passa de 13,6% no grupo dos menos escolarizados para 52,4% no daqueles com mais anos de estudo.

    Leia tudo sobre: ipeamobilidade urbanatransporte público

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG