projeto Excelências. Trata-se de 367 dos 513 parlamentares da Casa, ou 71,5% dos deputados federais." / projeto Excelências. Trata-se de 367 dos 513 parlamentares da Casa, ou 71,5% dos deputados federais." /

Maioria dos deputados federais falta a mais de 25% das reuniões de comissão, diz estudo

Desde fevereiro de 2007, quando teve início a atual legislatura, mais da metade dos deputados federais faltou a mais de 25% das reuniões de comissão, de acordo com levantamento feito a partir de dados do http://www.excelencias.org.br/ target=_topprojeto Excelências. Trata-se de 367 dos 513 parlamentares da Casa, ou 71,5% dos deputados federais.

Redação |


O coordenador de projetos do Transparência Brasil (responsável pelo projeto Excelências), Fabiano Angélico, explica que tudo que é aprovado na Câmara dos Deputados é antes estudado e editado nas comissões temáticas. Entre os projetos avaliados, alguns vão a plenário e outros são aprovados nas próprias comissões.

Entre os parlamentares mais faltosos, três não compareceram a mais de 90% das reuniões de comissão temática. São eles Jader Barbalho (PMDB-PA), com 100% de faltas, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com 97%, e Alberto Silva (PMDB-PI), com 93% de faltas.

A bancada mais faltosa, considerando-se as treze maiores legendas da Casa (com ao menos dez deputados), é a do PDT. Quando se leva em conta os quatro maiores partidos da Câmara dos Deputados (DEM, PMDB, PSDB e PT, que têm mais de cinquenta parlamentares cada um), o mais faltoso é o PMDB.

Entre as unidades da federação mais faltosas, está a do Rio Grande do Norte. Excetuando-se os Estados de Norte e Nordeste, a bancada que mais falta é a de Goiás. No eixo Sul-Sudeste, os deputados que menos frequentam as reuniões de comissão são os do Rio Grande do Sul.

Veja os dez deputados que mais faltam a reuniões de sessão temática:

Jader Barbalho (PMDB-PA) - 100%
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) - 97%
Alberto Silva (PMDB-PI) - 93%
Rodrigo Maia (DEM-RJ) - 87%
Enio Bacci (PDT-RS) - 87%
Vadão Gomes (PP-SP) - 87%
Olavo Calheiros (PMDB-AL) - 85%
Clóvis Fecury (DEM-MA) - 82%
Marcos Antonio (PRB-PE) - 81%
Jovair Arantes (PTB-GO) - 80%


Leia mais sobre: deputados

    Leia tudo sobre: comissoescomissãocâmara dos deputadosdeputados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG