Maior parte do Brasil terá tempo instável no feriado

Apenas regiões da Bahia, Rio Grande do Sul e Tocantins devem ter tempo firme e seco durante os dias do feriado

iG São Paulo |

A maior parte do Brasil deve ter tempo instável durante os dias de feriado de Páscoa, segundo a Climatempo. Uma frente fria traz instabilidade em parte da região Sul nesta sexta-feira, mas o tempo não fica totalmente fechado. O ar quente e úmido predomina no Centro-Oeste e Norte que vão passar a Páscoa em clima de verão: sol, calor e pancadas de chuva. Grande parte do Nordeste também terá pancadas de chuva, mas o sol vai marcar presença nesta Páscoa. A seca continua na Bahia. Veja a previsão do tempo para a sua cidade  e confira abaixo a previsão do tempo para a Páscoa em cada Região do Brasil:

Região Sudeste
Na véspera do feriado, somente o norte de Minas Gerais deve seguir com tempo seco. As demais áreas, inclusive todas as capitais do Sudeste terão um dia sol, calor, aumento de nuvens durante o dia e pancadas de chuva à tarde e em parte da noite, ainda de forma rápida e em poucas áreas.

Na Sexta-feira Santa, uma nova frente fria chega ao Sudeste. No entanto, o sol ainda predomina e faz calor na região. No norte de Minas Gerais, o tempo fica seco. No Vale do Ribeira (SP), capital, litoral e Grande São Paulo, o céu fica sempre cheio de nuvens e pode começar a chover no decorrer da manhã. Nas demais áreas da região, há possibilidade para pancadas de chuva a partir da tarde.

No sábado, a frente fria avança fraca pelo mar, mas ainda deixa muitas instabilidade sobre o litoral paulista. De acordo com os meteorologistas ainda pode chover de forma moderada, intercalando períodos de sol. O ar fica abafado em todo o litoral. Nas demais áreas da região, o sol aparece, mas ao longo do dia há condições para pancadas de chuva.

No Domingo de Páscoa, áreas de instabilidade persistem sobre o litoral paulista. Ainda, pode chover várias vezes ao longo do dia, intercalando com alguns períodos de melhoria onde o sol aparece. Nas demais áreas da região, o sol predomina e acontecem algumas pancadas isoladas de chuva entre o meio da tarde e o início da noite.

Região Sul
Na quinta-feira, o tempo fica fechado em quase todo o Rio Grande do Sul com risco de chuva forte ainda de manhã. Na fronteira com o Uruguai a chuva diminui de intensidade à tarde e à noite. No norte gaúcho, oeste e sul de Santa Catarina chove a qualquer hora a partir da tarde. No Paraná, como avanço da frente fria na véspera do feriado, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva.

O feriadão começa com a influência de uma frente fria no litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí e no Estado do Paraná. Na Sexta-feira Santa o tempo instável nestas áreas, mas não fica completamente fechado.

Acontecem alguns períodos de sol, no entanto, pode chover várias vezes ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina, região serrana e de planalto o sol aparece entre nebulosidade variável e não chove. Esta frente fria diminui um pouco o calor na região, mas não consegue provocar queda acentuada da temperatura.

No sábado, a frente fria se afasta para alto mar, mas ainda deixa muita instabilidade espalhada sobre o Vale do Itajaí e o litoral do Paraná. No Estado do Rio Grande do Sul, na serra de Santa Catarina, no litoral sul e oeste catarinense faz sol e o tempo fica firme. Nas demais áreas da Região ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva, principalmente à tarde. Antes da chuva, o sol aparece.

O Domingo de Páscoa, será de sol e tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, inclusive a capital Porto Alegre. No Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, chove a qualquer hora, intercalando períodos de sol. Nas demais áreas da região, o sol aparece, mas há condições para algumas pancadas de chuva no decorrer do dia.

Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, a nebulosidade aumenta no Mato Grosso do Sul e praticamente todos os três Estados da região terão pancadas de chuva de forma isolada. Ainda faz bastante calor.

A Sexta-feira Santa será de tempo instável no extremo sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Groso. Nestas áreas, já pode chover pela manhã. Nas demais áreas da região, o sol predomina, faz calor e chove apenas de forma isolada a partir da tarde, inclusive no Distrito Federal.

No sábado o tempo permanece instável no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no noroeste e no oeste de Mato Grosso. Há condições para várias pancadas de chuva ao longo do dia, que intercalam com alguns períodos de sol. As demais áreas da região têm predomínio de sol e chuva passageira a partir da tarde.

No Domingo de Páscoa, a maior parte da região terá sol forte, calor e chuva passageira. Apenas no noroeste de Mato Grosso, é que ainda pode chover várias vezes ao longo do dia, intercalando com períodos de sol.

Região Nordeste
Na véspera do feriado, o tempo segue firme na maior parte da Bahia. Os ventos marítimos sopram forte e provocam pancadas de chuva a qualquer hora no sul da Bahia e na faixa litorânea entre Natal e João Pessoa. A zona de convergência intertropical atua na costa norte do Nordeste e chove a qualquer hora. Nas demais áreas do Nordeste, sol, calor aumento de nuvens e pancadas de chuva de forma isolada.

Nesta sexta-feira o tempo fica instável entre o litoral de Alagoas e o norte do Maranhão. Nestas áreas, a Sexta-fFeira Santa terá sol entre muitas nuvens e várias pancadas de chuva ao longo do dia. Há risco para chuvas fortes, principalmente no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Do litoral de Aracajú até o sul da Bahia, sol, calor aumento de nuvens e pancadas de chuva de forma isolada. No interior da Bahia, no oeste de Pernambuco e no sul do Piauí, a sexta-feira santa será marcada por muito sol e calor intenso. A possibilidade de chuva é muito pequena. Nas demais áreas do Nordeste dia de sol, calor e algumas pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.

No sábado, o interior da Bahia continua com tempo seco. Entre o litoral do Maranhão e de João Pessoa os ventos úmidos que sopram do mar provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco para chuvas fortes, principalmente no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Nas demais áreas do Nordeste dia de sol, calor e algumas pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.

No Domingo de Páscoa, a zona de convergência intertropical ajuda a formar nuvens pesadas de chuva em toda a costa norte do Nordeste onde há risco de chuva forte, alerta a Climatempo. No litoral sul da Bahia e na faixa leste entre Natal e Recife os ventos úmidos que sopram do mar deixam o céu cheio de nuvens que intercalam períodos de sol com previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Nordeste dia de sol, calor e algumas pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia, exceto no interior da Bahia onde o tempo segue seco.

Região Norte
Na quinta-feira, o tempo não muda muito. A zona de convergência intertropical atua no Amapá e no norte do Pará onde chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o tempo quente e úmido forma nuvens carregadas de chuva.

O feriadão será marcado por tempo muito abafado na região Norte. Entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, o sol aparece em todos os Estados, mas muitas nuvens se formam ao longo do dia.

Em toda a região, há condições para pancadas de chuva. No Tocantins e no sul do Pará, a chuva acontece principalmente à tarde e não dura muito tempo. Nas demais áreas da região, há possibilidade para algumas pancadas isoladas de chuva já pela manhã. A partir da tarde, a chuva ocorre de forma mais generalizada. Há condições para chuvas fortes, acompanhadas de raios e que duram por várias horas.

    Leia tudo sobre: previsão do tempopáscoaclimatemperarura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG