SÃO PAULO - O Sul e o Sudeste devem registrar as temperaturas mais baixas do ano nesta terça-feira (6). A temperatura mínima prevista para a madrugada desta quarta-feira (7) em São Paulo e Porto Alegre é de 8ºC, já para o sul de Minas Gerais a queda da temperatura pode chegar a 1ºC com possibilidade de geada, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmep).

De acordo com o meteorologista do 7º distrito do Inmep, Marcelo Schineider, este frio intenso no Estado de São Paulo é resultado de uma massa polar que atua com mais força nesta madrugada sobre todo o Estado. Muitas cidades paulistas tiveram frio abaixo dos 10 graus na madrugada desta terçA (6), como o caso de Campos do Jordão que atingiu 5,6ºC.

Schineider afirmou que "após o ciclone extratropical ter se deslocado para o mar trouxe para o continente uma nova massa de ar, com ar mais frio e seco. Este seria o motivo básico para termos uma madrugada mais fria em São Paulo. Além disso, completou ressaltando o fato das noites longas de outono e do inverno possuirem o ar mais seco, o que favorece a queda significativa da temperatura.

Para o sul do país, Flávio Varone, metereologista do 8º distrito do Inmpe, afirmou que a previsão para a próxima quinta (8) e sexta (9) seja de -1ºC. "Nesta semana a região possui um ar frio e seco de origem polar, que estará bem mais posicionado a partir desta quarta (7), fazendo com que a temperatura caia entre 0ºC a temperaturas negativas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A formação de geadas também é prevista em boa parte do sul do País".

Em Minas Gerais, a queda de temperarura pode chegar a 1ºC em todo o sul do Estado com possibilidades de geada. Segundo Alexandre Gadelha, metereologista do 5º distrito do Inmpe, outras regiões de Estado também serão afetadas pelo frio como o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata, porém sem previsão de geadas.

Para o Norte e Nordeste do País, a previsão aponta que o ar seco perderá a força nesta quarta e a nebulosidade aumenta em toda a região. Volta a chover no Acre e em todas as áreas de Rondônia, do Tocantins e do Amazonas.

A previsão é de um dia com muito sol para a região Centro-Oeste do País. No Mato Grosso do Sul, em Goiás e no centro-sul do Mato Grosso, onde o tempo fica aberto e sem condição de chuva, o sol estará presente. Em outros pontos da Região, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorre pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.