Madrugada de terça-feira deve ser a mais gelada do ano em São Paulo

SÃO PAULO - A madrugada desta terça-feira deverá ser a mais gelada do ano em todas as regiões do Estado de São Paulo. A previsão é que as temperaturas fiquem ainda mais baixas que as registradas na madrugada desta segunda-feira, quando, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 9,7º C no Mirante de Santana, zona norte da capital paulista.

Redação |


O avanço de uma forte massa de ar polar deixa o Estado com baixas temperaturas durante toda a terça-feira. A semana também será de alta umidade, que causa instabilidade no litoral, onde o mar fica agitado. Parte da região Sudeste também terá chuva.

As temperaturas ficam um pouco mais amenas na quarta-feira e o sol aparece na quinta, mas uma nova frente fria chega ao Estado na sexta-feira, data que marca o início oficial do inverno.

No Sul do país, a previsão do Inmet é de tempo frio e possibilidade de geada para todos os Estados. A chuva deve atingir a região a partir de quinta-feira, e os especialistas prevêem a formação de um ciclone na sexta. Ainda não é possível determinar a sua intensidade e os Estados que serão atingidos.

Nesta terça, o Centro-oeste recebe a frente fria do Sudeste e o choque do ar frio com o ar quente forma condições de chuva no Pantanal. No sul do Mato Grosso, pode gear. As temperaturas sobem na quarta, quando a previsão é de sol. A sexta-feira deve ser marcada pela chegada de uma massa de ar seco.

A terça é de tempo seco no Norte do País, em especial no Pará, em Tocantins e no centro-leste de Rondônia. O frio chega com força no sul da Amazônia, sobretudo no início da manhã e à noite. O sol volta a aparecer na quarta, trazendo calor para Acre, Rondônia, Tocantins e no centro-sul do Amazonas e do Pará.

O ar seco perde força na quinta-feira, criando condições de chuva em grande parte do Estado. A chegada do inverno faz com que, na sexta, uma nova frente fria avance pelo sul da Amazônia, deixando o tempo frio e nublado no sul de Rondônia. O tempo será seco em Tocantins e no sudeste do Pará, e instável nas demais regiões.

No Nordeste, a terça-feira é de sol forte e tempo seco, com exceção das áreas do Planalto da Conquista, Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, Sergipe, entre Alagoas e o litoral do Ceará e no norte do Maranhão.

Na sexta, áreas de instabilidade chegam do oceano e provocam pancadas de chuva em todo o litoral nordestino e também no Agreste. No restante do interior, o ar seco inibe a formação de nuvens de chuva.

    Leia tudo sobre: temperatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG