MAC de São Paulo se mudará para o Detran até dezembro

SÃO PAULO ¿ O prédio sisudo nas proximidades do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, que há meio século abriga o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai ganhar uma vocação diferente. Na terça-feira, a Secretaria Estadual de Cultura apresentou o projeto final para transformar o edifício de nove andares na nova sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC), com um acervo de 10 mil obras de arte.

Agência Estado |

Demolições já estão em curso para deixar o espaço pronto até, no máximo, dezembro deste ano.

O MAC foi criado em 1963 pelo desejo do patriarca e fundador da Bienal, Ciccillo Matarazzo ¿ além do prédio da Bienal, o museu ainda tem outros dois edifícios no câmpus da Universidade de São Paulo, totalizando 11 mil metros quadrados de áreas construída, sendo 4.500 m² para exposições. Agora, com a mudança de endereço para o prédio do Detran, serão 35 mil m² de área total e 7.409 m² de espaço expositivo.

Assim, quase todo o acervo poderá ser exibido, com obras de Kandinsky, Henry Moore, Marc Chagall, Max Ernst, Miró, Anita Malfatti Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Hoje, para se ter uma ideia, nem 5% das peças podem ser apreciadas pelos visitantes. O prédio da Avenida Pedro Álvares Cabral não sofrerá mudanças tão profundas para receber o MAC, o que apressa o cronograma.

Leia mais sobre: MAC

    Leia tudo sobre: macmaspmuseupinacoteca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG