Em 47 dias, Ibama embarga 3,2 mil hectares desmatados ilegalmente no PA

Operação Parakanã foi desencadeada entre os dias 28 de abril e 14 de junho no sudoeste e centro do Estado

Wilson Lima, iG Maranhão |

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou 3,2 mil hectares de áreas ilegalmente desmatadas em cinco cidades no Pará durante 47 dias, após a deflagração da Operação Parakanã. A operação começou dia 28 de abril e terminou dia 14 de junho com o objetivo de combater o desmatamento na região centro-oeste e sudoeste paraense.

A partir desse termo de embargo passam a ser proibidas qualquer tipo de atividade, mesmo que previamente autorizadas na região. A única intervenção autorizada a partir de agora nestas em reservas ambientais alvo da fiscalização do Ibama é a atividade de subsistência.

As operações abrangeram as cidades de Anapu, Novo Repartimento, Altamira, Portel e Pacajá, onde ocorreu a morte do trabalhador rural Obede Loyla Souza, de 31 anos. Ao todo, o Ibama aplicou nessa região cerca de R$ 17,1 milhões em multa. Uma média de R$ 407 mil por dia.

Nessa região, o Ibama confirmou a existência de 58 áreas desmatadas. Somente em Pacará, o Ibama identificou a destruição de 840 hectares de terra nativa na primeira quinzena de junho. Pacajá lidera o ranking do desmatamento no Pará, pelos dados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além das multas e embargos, conforme o Ibama, foram apreendidos nessa região durante esse período 158 metros cúbicos de madeira em tora e outros 130 metros cúbicos do material já serrado. Também foram recolhidos 11 maquinários de duas serrarias clandestinas, entre os quais serras-fitas, serras circulares mais três tratores, duas motosserras e até armas. A expectativa é que as operações na área continuem a partir da próxima semana com a operação Parakanã II.

    Leia tudo sobre: ibamaoperação parakanã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG