Defesa Civil faz inspeção em cidades atingidas pelas chuvas no MA

Cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras são as mais afetadas por estarem próximas ao Rio Mearim

iG São Paulo |

A Defesa Civil do Maranhão faz uma inspeção nesta quinta-feira nos cinco municípios afetados pelas enchentes e inundações para decidir se decreta estado de emergência nessas localidades. As cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras são as mais afetadas por estarem próximas ao Rio Mearim. Pedreiras, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale, Bacabal e Peritoró também sofrem com os estragos das chuvas.

De acordo com o major da Defesa Civil do estado, Teixeira Santos, a inspeção busca formas de ajudar os moradores a evitar mais prejuízo. “O objetivo da visita a esses municípios é procurar formas de minimizar danos sofridos pela população e tranquilizar os turistas que virão passar o carnaval no estado, principalmente em Pedreiras”, disse.

Segundo o major, Pedreiras foi a que mais sofreu com as chuvas no ano passado. “O carnaval de Pedreiras é um dos mais procurados no estado, o nosso medo é que antes de abril a situação das enchentes piore,” conclui.

A Prefeitura do município de Trizidela do Vale afirma que até o momento foram contabilizados mais de 900 famílias desabrigadas, as aulas foram suspensas por que o local está servindo de abrigo para quem teve a casa inundada. A cidade foi invadida pelas águas e o acesso às várias ruas só ocorre por meio de canoa. O medo dos moradores é que o nível do Rio Mearim volte a subir nas próximas horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o dia de hoje (3) céu nublado com pancadas de chuvas no norte e no leste do Maranhão. A temperatura máxima será 34 graus Celsius (ºC) e a mínima, 21ºC.

Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: tempochuvadeslizamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG