Casos de dengue crescem 375% no Maranhão e 1.385% em São Luís

Dados são da Secretaria Estadual de Saúde do Estado alertam para um trabalho mais intenso de agentes

Wilson Lima, iG Maranhão |

Os casos de dengue no Maranhão cresceram 375% durante o mês de janeiro de 2011 em comparação com igual período do ano anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em janeiro de 2011 ocorreram 712 casos da doença, contra 150 do mesmo mês do ano passado.

Em São Luís, as notificações aumentaram 1.385% no mês passado. Foram 104 casos registrados em 2001 contra apenas sete em janeiro de 2010. Na capital do Estado, a principal explicação para o aumento do número de casos de dengue está na greve dos agentes de endemias. Eles paralisaram os trabalhos de prevenção e combate à doença por aproximadamente três semanas. A greve terminou apenas após determinação da Justiça do Trabalho.

Apesar do grande número de casos em São Luís, a cidade de Itapecuru-Mirim, distante 90 quilômetros da capital, foi a recordista do número de notificações no Estado até o momento: 129 registros. Zé Doca, na região central do Estado, registrou 91 casos e Açailândia, no sul, 83. Segundo informações da superintendência de Epidemiologia da SES, a ineficiência dos programas de combate a dengue dos municípios e a manifestação do vírus tipo 1, colaboraram para o crescimento da doença no Maranhão.

    Leia tudo sobre: denguemaranhãosaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG