BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o programa Luz para Todos representa uma conquista da cidadania pela parcela mais pobre da população brasileira. Após visita a Pernambuco - um dos 11 estados onde a meta de ligações de energia elétrica até março de 2009 foi superada - ele avaliou que os 4 milhões de postes e os 790 mil quilômetros de fios elétricos são um número extraordinariamente grande. O estado atendeu, até o momento, a mais de 85 mil residências, ultrapassando em 7% a meta prevista pelo programa. Cerca de 430 mil moradores de Pernambuco foram beneficiados.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, entre 2004 e 2008, o governo federal repassou ao estado R$ 234,6 milhões para execução do programa.

"Todas as pessoas que não tiverem luz, entrem em contato com o governo estadual, municipal ou federal, que até março o governo federal assume a responsabilidade de fazer as ligações", disse Lula.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que o programa representa desenvolvimento, além de levar brasileiros ao século 21 "em um passe de mágica". Para Lula, o benefício traz ainda "um salto de qualidade" para o país.

(Agência Brasil)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.