Lula se reúne com ministros para iniciar consolidação de leis sociais

BRASÍLIA ¿ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta sexta-feira com os ministros da área social do governo para dar início ao processo de ¿consolidar¿ os programas sociais implantados em sua gestão. Como tem dito em recorrentes ocasiões, Lula quer transformar em lei as políticas sociais que criou.

Christian Baines, repórter em Brasília |


A reunião desta semana está marcada há 15 dias e deve reunir, entre outros, os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Educação, Fernando Haddad, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da Pesca, Altemir Gregolin, além do ministro da Justiça, Tarso Genro, que vai ajudar na elaboração do texto do projeto.

Uma espécie de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) criada pelo presidente Getúlio Vargas no início da década de 40, o projeto que Lula pretende enviar ao Congresso seria a Consolidação das Leis Sociais (CLS).

O objetivo principal da iniciativa é evitar que um futuro governo - um engraçadinho, como classifica o presidente em seus discursos ¿ revogue as conquistas sociais obtidas em seus oito anos como presidente.

Quando chegar o dia 31 de dezembro de 2010 - cada ministro meu ou ministra já está avisado -, eu quero registrado em cartório tudo que eles fizeram. Cada centavo aplicado, cada coisa feita no governo. A fotografia será registrada em cartório, afirmou o presidente em um simpósio internacional de políticas públicas, realizado em Brasília no mês de agosto.

Ainda não se sabe quais programas serão incluídos no texto. Certamente, o Bolsa-Família, maior programa social do governo Lula, fará parte do pacote.

Leias sociais: leis sociais

    Leia tudo sobre: leis sociaislula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG