Lula se emociona ao lembrar de amizade com Pretto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sete ministros acompanharam hoje o enterro e as últimas homenagens ao deputado federal Adão Pretto (PT-RS), no Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Pretto morreu ontem, vítima de inflamação no pâncreas.

Agência Estado |

Em cerimônia religiosa na capela do cemitério, Lula se emocionou ao lembrar dos quase 30 anos de amizade com o deputado e disse que "certamente durante este período ambos conviveram mais com seus amigos do que com a própria família."

O presidente fez um alerta às lideranças sociais e políticas para que não negligenciem a saúde em nome da luta. "Se a gente valoriza a luta, é importante que a gente viva mais para conquistar mais coisas." Lula também lembrou da morte da sua mãe, no período em que estava preso, e fez uma alusão ao difícil momento em que um filho percebe a perda. "Chega o dia em que bate a consciência: nunca mais", disse. "Um homem não vale pela quantidade de discursos que fez, pela quantidade de anos que viveu; nós seres humanos valemos pela qualidade de vida, pelos compromissos e lutas que tivemos em vida."

Na cerimônia se revezaram nas homenagens a Pretto, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), representantes de movimentos sociais, líderes religiosos e o presidente estadual do PT, ex-governador Olívio Dutra. Durante a homenagem Lula ouviu cobranças pela reforma agrária. "Nossa reforma agrária. Cadê?", questionou o bispo emérito Dom Tomás Balduíno.

Logo após a cerimônia, por volta 11h30, o presidente deixou o Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre, para voltar a Brasília. Acompanharam o presidente em Porto Alegre os ministros da Justiça, Tarso Genro; Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Planejamento, Paulo Bernardo; da Casa Civil, Dilma Rousseff; das Cidades, Márcio Fortes; das Relações Institucionais, José Múcio Teixeira; e da Pesca, Altemir Gregolin.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG