Lula recebe Zuma interessado em cooperação política, econômica e esportiva

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta sexta-feira o chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, que realiza sua primeira visita oficial ao Brasil, com o objetivo de reforçar a cooperação política, econômica e esportiva.

EFE |

Lula deu as boas-vindas a Zuma com um forte abraço na sede do Ministério das Relações Exteriores, onde os dois presidentes terão uma reunião de trabalho junto com vários de seus ministros.

Depois, está previsto que assistam à assinatura de acordos bilaterais para uma maior cooperação política e econômica, assim como nas áreas de comércio, turismo e também esportes, neste último caso, com especial ênfase no futebol, pois a África do Sul será sede do Mundial do próximo ano e o Brasil do seguinte, em 2014.

Em seguida, Lula oferecerá um almoço em honra a Zuma e sua comitiva, e depois o líder sul-africano completará suas atividades com visitas ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal.

O Brasil, que tem diversos programas de cooperação em saúde e biocombustíveis com vários países africanos, tem especial interesse em aumentar o fluxo comercial com a África do Sul, que no ano passado somou US$ 2,5 bilhões, dos quais US$ 1,7 bilhão corresponderam a exportações brasileiras.

Zuma iniciou a visita - que termina hoje - na cidade de São Paulo, onde na quinta-feira apresentou a empresários brasileiros os planos de seu país para organizar a Copa do Mundo de futebol de 2010.

Leia mais sobre Jacob Zuma

    Leia tudo sobre: jacob zuma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG