atitude ousada contra desigualdade regional - Brasil - iG" /

Lula quer atitude ousada contra desigualdade regional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, no programa semanal de rádio Café com o Presidente, que pretende se reunir com governadores dos Estados do Norte e Nordeste para tomar atitudes ousadas contra disparidades regionais. Ele se referiu a dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na quinta-feira.

Agência Estado |

"Quero fazer essa reunião com os governadores e, depois, tomar algumas decisões dentro do governo para a gente melhorar mais rapidamente a situação dos brasileiros que moram em regiões mais empobrecidas", afirmou.

Lula voltou a defender o uso de recursos obtidos com a extração de petróleo da camada pré-sal em políticas sociais, especialmente na educação. "Uma parte desses recursos do petróleo precisa ser canalizada prioritariamente para a gente resolver o problema da pobreza no Brasil, das desigualdades e o problema da educação", argumentou.

O presidente comemorou a maior redução na diferença entre ricos e pobres no Brasil desde 1990, de acordo com a Pnad, que mostrou que, em 2007, o Índice de Gini (usado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer o nível de desigualdade entre ricos e pobres) caiu de 0,541 para 0,528. Ele também destacou a queda no desemprego, aumento do emprego formal, da renda média dos trabalhadores e do acesso a bens de consumo. "Vamos continuar trabalhando para que as coisas andem muito mais rápido."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG