BRASÍLIA - Ao comentar a 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe, realizada na semana passada na Costa do Sauípe (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união desses países, especialmente no enfrentamento da crise econômica. A avaliação foi feita durante o programa semanal de rádio Café com o Presidente.

"A coisa mais importante que esse encontro trouxe foi a própria reunião em si. Nós precisamos nos aproximar mais, discutir melhor as oportunidades existentes entre os países. Nós precisamos formular estratégias políticas comuns, estratégias de desenvolvimento, estratégias de comércio exterior", afirmou.

Para o presidente, o fato de todos os representantes dos 33 países convidados terem comparecido foi uma demonstração do interesse em traçar políticas comuns.

"O mais importante é que vieram todos os que foram convidados, numa demonstração de que, nessa crise econômica, as pessoas perceberam que não podemos ficar dependendo de um ou de outro. Ou seja, nós temos que depender do conjunto de países e temos que fazer relações com todos, diversificar a nossa relação o máximo possível para que a gente não fique dependente", avaliou.

(Agência Brasil)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.