cautela para eleições no Congresso - Brasil - iG" /

Lula pede cautela para eleições no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou hoje, durante café da manhã com jornalistas, cautela na escolha dos presidentes da Câmara e do Senado. Ele afirmou que acreditava que a disputa já estivesse definida, com as candidaturas de Michel Temer (PMDB-SP) para a Câmara e de Tião Viana (PT-AC) para o Senado.

Agência Estado |

Mas com as novas candidaturas - Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI) - para Câmara e de Garibaldi Alves (PMDB-RN) para o Senado, Lula espera que não se repita o mesmo erro de passado, quando houve racha dentro da Câmara, que elegeu Severino Cavalcanti para a presidência da Casa.

"A política é uma coisa muito simples quando feita de forma correta", afirmou o presidente. "O eleito tem de se lembrar que precisa ter credibilidade e respeitabilidade daqueles que vai liderar", ressaltou. Sobre a reeleição de Garibaldi Alves para o Senado, Lula disse que "legalmente isso não é possível." Ele disse que consultou e ouviu de juristas que Garibaldi não pode ser candidato à reeleição.

Vereadores

Lula disse que não acredita que seja necessário o aumento do número de vereadores. "Não são 7 mil novos vereadores que vão resolver o problema das cidades", disse o presidente, referindo-se a projeto aprovado nesta semana pelo Senado mas que o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), se recusou a promulgar. "Eu não tenho direito de dar palpite no que faz a Casa Legislativa. Mas eu acho que não é necessária a criação dessas novas vagas", afirmou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG