Lula pede a líderes para rever na Câmara projetos sobre Previdência aprovados no Senado

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta quinta-feira, na reunião do Conselho Político, responsabilidade dos aliados no Congresso Nacional, para equacionar, na Câmara dos Deputados, o problema de financiamento da Previdência Social, criado pelo Senado Federal, com a aprovação de dois projetos de lei do senador Paulo Paim (PT-RS).

Agência Brasil |

Um dos projetos acaba com o fator previdenciário, e o outro estende a todos os aposentados e pensionistas da Previdência Social o mesmo percentual de reajuste concedido ao salário mínimo.

As informações são da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (PT-RS), que participou da reunião, juntamente com todos os líderes da base governista. "O presidente pediu responsabilidade para equacionar o que aconteceu no Senado", afirmou.

Também participaram da reunião quatro ministros de Estado: Guido Mantega, da Fazenda; Paulo Bernardo, do Planejamento; Luis Marinho, da Previdência; e José Gomes Temporão, da Saúde.

Perguntada se Lula teria solicitado a sua base na Câmara a derrubada dos projetos de Paulo Paim, a senadora afirmou: "Ele não disse com estas palavras mas, para bom entendedor, meia palavra basta". Acrescentou que o presidente "deu a entender que quem gerou o problema que o administre".

Leia mais sobre: Previdência

    Leia tudo sobre: previdência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG