Lula participa do Fórum dos Governadores e da entrega do Selo Unicef

RECIFE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje do 9º Fórum de Governadores do Nordeste, evento organizado para integrar as discussões de interesse dos nove Estados da Região. O evento será realizado no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a partir das 15h, e reunirá ministros, governadores e secretários de Estado para discutir as principais questões relacionadas ao Nordeste.

Agência Nordeste |

Na pauta do Fórum está previsto o lançamento de campanha pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, seguida da exposição da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre as medidas do governo brasileiro para a sustentabilidade do crescimento econômico. Também está prevista a leitura dos pontos debatidos na reunião de secretários de Estados do Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1°) no Recife. Ao final da leitura, os governadores e ministros farão suas considerações sobre os temas debatidos.

Durante o Fórum, o presidente deve propor aos governadores estratégias para enfrentar questões relacionadas ao analfabetismo, à redução da mortalidade infantil, ao sub-registro civil e ao fortalecimento da agricultura familiar, além de intensificar ações de parcerias do programa Territórios da Cidadania. Uma das metas é ampliar o número de equipes do programa Saúde da Família para reduzir a mortalidade infantil.

Para enfrentar os baixos índices de analfabetismo, a estratégia a ser proposta é o aumento da escolaridade da população mais jovem, adultos e idosos do Norte e Nordeste. Entre as metas de alfabetização no Nordeste está o atendimento de 1,9 milhões de alfabetizandos por ano em 2009 e 2010. Todos os Estados do Nordeste também devem aderir ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, comprometendo-se com a implementação de 28 diretrizes educacionais e com a melhoria de seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As sete primeiras edições do Fórum aconteceram entre 2007 e 2008, em Natal (janeiro), João Pessoa (abril), Fortaleza (maio), São Luís (outubro), Salvador (novembro), Aracaju (fevereiro), Maceió (abril) e Teresina (julho). Além do intercâmbio entre os Estados, são debatidos nesses encontros os temas de segurança, planejamento, educação, turismo, reforma tributária, entre outros.

Selo Unicef

Às 19h, o presidente Lula também participará da cerimônia de anúncio dos municípios do Semi-árido brasileiro ganhadores da edição 2008 do projeto Selo Unicef Município Aprovado, no Jardim do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, no Recife. Os municípios que recebem o prêmio destacam-se por apresentar resultados significativos no esforço para melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. A solenidade acontece em conjunto com o Fórum dos Governadores do Nordeste.

O Selo é uma contribuição do Unicef para o pacto nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido, que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes da Região. O objetivo é contribuir para que os Estados e municípios alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Na edição 2007-2008, 1.128 municípios aderiram ao desafio de atingir resultados concretos para as crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção. Os municípios também buscaram desenvolver e adotar políticas públicas e programas mais efetivos, com a participação dos jovens nas comunidades.

Com informações do Palácio do Planalto.

Leia mais sobre: Cultura

    Leia tudo sobre: cultura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG