Lula participa de mostra de desenvolvimento regional em Salvador

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta terça-feira da abertura da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional em Salvador (BA), onde governadores do Nordeste assinaram um documento que firma o compromisso de acelerar a redução das desigualdades na região.

Agência Brasil |

O proposta está centrada na redução da mortalidade infantil, do analfabetismo, na erradicação do sub-registro civil e no fortalecimento da agricultura familiar.

Divulgação
Lula se veste de apicultor na feira em Salvador
Durante discurso, o presidente Lula falou sobre as desigualdades regionais. Se não fosse o descaso a que esse país foi submetido durante décadas e décadas, se ele tivesse sido olhado com carinho suas diferenças culturais e sociais, certamente ele já estaria pronto a muito mais tempo", disse o presidente.

As metas estabelecidas pelo compromisso, chamado de Mais Nordeste pela Cidadania, devem ser cumpridas até 2010 e foram definidas em janeiro durante reunião entre o governo federal e governadores do Nordeste.

Entre as metas estão expandir em 3,9 milhões o número de jovens e adultos em processo de alfabetização, reduzir a mortalidade infantil em 5% ao ano, realizar campanhas e mutirões para emissão de registros de nascimento, ampliar a assistência técnica para os produtores rurais no âmbito do programa Territórios da Cidadania aumentando o número de agricultores atendidos pelo programa de 289 mil para 616 mil.

A 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional discute temas como a gestão de políticas regionais e asperspectivas de desenvolvimento regional com segmentos empresarias e organizações governamentais e não-governamentais. 

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG