Questão da segurança na fronteira também deverá entrar na pauta

O investimento brasileiro para a construção de linha de transmissão de energia de Itaipu para o Paraguai será de aproximadamente US$ 400 milhões, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira.

"Uma das coisas principais que nós estamos tratando hoje com o Paraguai é a construção de uma linha de transmissão para que o Paraguai possa utilizar mais energia de Itaipu. Um investimento que vai custar por volta de US$ 400 milhões, para garantir o fim do apagão em Assunção e outras cidades do Paraguai", disse Lula em seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente."

Lula deverá discutir com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o acordo para o financiamento em reunião marcada para esta segunda-feira, em Ponta Porã (MS). O país vizinho tem enfrentado uma crise energética desde o início do ano, quando ocorreram diversos apagões e problemas de abastecimento de água.

Os presidentes também devem debater o compromisso firmado em 2009, no qual o Brasil aceitou triplicar a quantia paga pela energia produzida pelo lado paraguaio de Itaipu. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso brasileiro.

Segurança na fronteira

Além disso, a segurança na fronteira deverá ser outro tema do encontro, uma vez que a região tem sido palco da ação de grupos armados e do narcotráfico. Na segunda-feira passada, um senador paraguaio sofreu um atentado em que dois dos seus funcionários foram mortos. Há suspeita do envolvimento de brasileiros ligados ao narcotráfico no crime.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.