Lula teria acertado a indicação." / Lula teria acertado a indicação." /

Lula nega que tenha convidado Toffoli para o Supremo Tribunal Federal

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tenha convidado o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ex-ministro Carlos Alberto Direito, que morreu no último dia 1º. Os dois se reuniram nesta manhã e http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/16/lula+acerta+indicacao+de+toffoli+para+o+stf+8479994.htmlLula teria acertado a indicação.

Christian Baines, repórter em Brasília |

A indicação de quem quer que seja para a Suprema Corte ou para o TCU (Tribunal de Contas da União), quando eu decidir vou ter imenso prazer em fazer um comunicado oficial à imprensa. Não tomei a decisão ainda, afirmou o presidente ao sair de reunião de trabalho com o presidente do Maláui, Bingu Wa Mutharika.

Na tarde desta quarta-feira, foi divulgado que Lula teria definido sua indicação e feito o convite ao advogado durante reunião realizada na manhã de hoje no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Fontes do Palácio do Planalto também já sinalizaram que Toffoli é o preferido do presidente para a vaga.

Caso seja mesmo escolhido, a escolha de Lula terá que ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa.

Tofolli pode ser o nono indicado pelo presidente para o Supremo e o oitavo do total de 11 ministros da Corte.

Se confirmada a indicação, Toffoli entrará no tribunal com 41 anos. Dos atuais ministros, será o mais novo a entrar no tribunal: Celso de Mello e Marco Aurélio foram escolhidos quando tinham 43 anos. Mas não será o mais novo a ocupar uma vaga de ministro do STF: em 1901, Alberto Torres foi indicado quando tinha 35 anos, a idade mínima para ocupar o cargo.

Toffoli foi assessor parlamentar da liderança do PT na Câmara até 2000, defendeu Lula nas campanhas presidenciais de 1998, 2002 e 2006 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 2003 a 2005, quando Dirceu era ministro, e chegou à AGU em março de 2007.

Leia mais sobre: José Antonio Dias Toffoli

    Leia tudo sobre: josé antonio dias toffolilulastf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG