Lula lamenta morte do deputado Adão Pretto

BRASÍLIA ¿ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta quinta-feira a morte do deputado Adão Pretto (PT-RS) ocorrida nesta manhã, às 7h50, em Porto Alegre. O deputado estava internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde se submeteu a uma cirurgia para retirada do pâncreas.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Em nota divulgada nesta tarde, Lula afirmou que o deputado apesar de se dedicar intensamente aos trabalhos legislativos, nunca deixou de atuar na luta social pelo direito à terra. Meu companheiro e amigo Adão Pretto foi um dos militantes das causas populares mais ativos que conheci. Levava sempre para dentro do parlamento os anseios e as aspirações dos mais pobres e desamparados e era respeitado inclusive pelos adversários, disse o presidente em nota.

Lula ressaltou ainda que o Brasil e os trabalhadores irão sentir falta do deputado. O último discurso de Adão Pretto no plenário da Câmara ocorreu no dia 16 de dezembro de 2008. Na ocasião, o deputado destacou a luta histórica do MST e as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a realização da reforma agrária.

Leia a íntegra da nota:

"Nota de pesar do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo falecimento do deputado Adão Pretto.

Meu companheiro e amigo Adão Pretto foi um dos militantes das causas populares mais ativos que conheci. Teve atuação destacada como deputado estadual no Rio Grande do Sul e depois como deputado federal por cinco legislaturas. Levava sempre para dentro do parlamento os anseios e as aspirações dos mais pobres e desamparados e era respeitado inclusive pelos adversários. Apesar de se dedicar intensamente aos trabalhos legislativos, nunca deixou de militar nas organizações dos trabalhadores, especialmente do campo. O Brasil e os trabalhadores vão sentir muito a sua falta.

Brasília ¿ DF, 05 de fevereiro de 2009

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil"

Leia mais sobre: Adão Pretto

    Leia tudo sobre: adão pretto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG