Lula inicia hoje viagem pela América Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje, por El Salvador, uma viagem de quatro dias a três países da América Central. Em El Salvador, Lula assiste à posse de Maurício Funes, seu velho conhecido, e marido de sua amiga e antiga militante do PT Vanda Pignato.

Agência Estado |

Para ajudar na montagem do novo governo, que chegou ao poder depois de quase duas décadas de comando de uma aliança de partidos de direita, o presidente mandou a San Salvador, no início do mês, o seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.

Lula, que no ano passado esteve duas vezes no país, quer aprofundar e diversificar o relacionamento com os salvadorenhos, além de intensificar a cooperação nas áreas de energia, segurança alimentar e combate à aids. Funes será mais um governante de esquerda que chega ao poder na região e contará com o apoio de Lula.

Durante a visita, o presidente deverá se reunir com o colega da Colômbia, Álvaro Uribe, que está em campanha pelo direito ao terceiro mandato.

Na terça-feira, Lula segue para a Guatemala. O presidente Álvaro Colom quer levar para o seu país alguns dos programas sociais brasileiros, particularmente o Bolsa-Família. O Brasil oferecerá cooperação energética na área de biocombustíveis.

A última escala de Lula será na Costa Rica, na quarta-feira. Ele poderá assinar protocolos de intenção de cooperação nas áreas de energia e saúde e vai propor que empresas brasileiras atuem em obras de infraestrutura na Costa Rica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG