Lula inaugura hospital municipal na Baixada Fluminense

RIO DE JANEIRO ¿ O presidente da República, Luiz Inácio da Silva, inaugurou neste sábado o Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Construída com recursos das três esferas governamentais, a unidade recebeu investimentos de mais de R$ 60 milhões.

Redação com Agência Brasil |

Acordo Ortográfico

A cerimônia de inauguração contou também com a presença do ministro da Saúde José Gomes Temporão, do governador do Rio, Sérgio Cabral, do secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e do secretário de Saúde de Duque de Caxias, Oscar Berro. Em seu discurso, o presidente disse que o hospital oferecerá atendimento de excelência, com o que há de melhor em saúde no mundo.

Vocês serão tão bem atendidos quanto eu sou lá no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirmou Lula.

Localizado às margens da Rodovia Washington Luiz (BR-040), o hospital tem 18 mil metros quadrados de área construída, 239 leitos para

Paulo Botelho

Lula avalia a estrutura do novo hospital

internação, tratamento intensivo e semi-intensivo, centro cirúrgico com capacidade aproximada de 900 cirurgias por mês, laboratório, centro obstétrico, farmácia e central de material esterilizado. A previsão é de que 1.700 servidores trabalhem no local. Além disso, também deve ser construído um heliponto na unidade.

Segundo a prefeitura de Duque de Caxias, o hospital diminuirá significativamente o déficit de leitos da região. O município recebe constantemente pacientes de cidades vizinhas, inclusive da capital, o que representa 40% do total de usuários. O secretário municipal de Saúde, Oscar Berro, afirmou que a unidade será um modelo de atendimento em saúde por apresentar o que há de mais moderno em tecnologia e preparação profissional.

Este é o primeiro hospital municipal de urgência e emergência [do estado] com ressonância, o que quer dizer que os casos mais graves serão atendidos aqui, anunciou.

Leia mais sobre: hospitais públicos

    Leia tudo sobre: baixada fluminenseduque de caxiashospitallula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG