Lula inaugura hoje novo trecho da ferrovia Norte-Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura na manhã de hoje um novo trecho da ferrovia Norte-Sul, nas imediações do município de Colinas, em Tocantins. Lula estará acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).

Agência Estado |

Segundo a Vale, que detém a concessão da Norte-Sul, a cerimônia marcará a inauguração dos 250 quilômetros do trecho da ferrovia dentro de Tocantins, culminando com o terminal de carregamento de Colinas. Com isso, a Vale - vencedora, em 2007, do leilão de subconcessão da ferrovia - passará a operar um trecho total de 452 quilômetros da Norte-Sul, de Açailândia, no Maranhão, a Colinas. A comitiva presidencial deverá chegar ao pátio de Colinas a bordo de um trem. Na seqüência, Lula e os ministros acompanharão a saída do primeiro carregamento de soja do terminal. Serão 900 toneladas da commodity que seguirão para São Luís (MA).

Idealizada na época da presidência de José Sarney, a Norte-Sul é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo pretende, inclusive, "esticar" o projeto original e levar a ferrovia até os limites do Estado de São Paulo, no município de Santa Fé do Sul. Para viabilizar os recursos para tal, a intenção do Palácio do Planalto é licitar no ano que vem a concessão do chamado trecho Sul, que irá de Palmas (TO) até o território paulista. Na programação do PAC, os investimentos apenas para levar a ferrovia até Palmas deverão totalizar cerca de R$ 6,8 bilhões.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG