Lula faz provocações a senadores que votaram contra CPMF

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar nesta segunda-feira os senadores que derrubaram em dezembro do ano passado a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Lula fez a provocação durante a solenidade que comemora o primeiro ano do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril do ano passado.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

  • Emenda 29, que repõe recursos da CPMF, deve ser votada na próxima semana
  • Subir impostos não resolve problema da saúde, diz Temporão
  • Congresso em Foco: Oposição promete parar Congresso por causa da emenda 29
  • "Quando a primeira creche estiver funcionando, a gente vai pegar os ministros da área econômica e vamos pegar os senadores que votaram contra a CPMF e eles vão perceber que precisa de mais dinheiro e vão ver o que a gente podia fazer com R$ 40 bilhões à mais", afirmou. A afirmação se dá enquanto são levantados boatos no Congresso de que a CPMF será recriada para financiar a saúde.

    De acordo com o presidente, existem programas do Governo que não podem ser viabilizados hoje devido ao fim da CPMF. Estou há dois meses para inaugurar com o ministro da Saúde [José Gomes Temporão], o Programa Saúde na Escola. Mas, quando a gente é oposição, a gente acha que pode oferecer tudo de boa qualidade e de graça. Quando viramos Governo percebemos que temos duas alternativas: ou temos dinheiro pra dar de graça, ou temos que cobrar da sociedade", ressaltou Lula.

    No encontro com os prefeitos municipais foram assinados termos de cooperação técnica, sendo 1,2 mil com os municípios considerados prioritários, com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

    Para estes municípios foram anunciadas ainda ações que representam investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão como: formação inicial de professores; formação continuada de professores; formação de gestores e funcionários das escolas; laboratórios de informática; conexão Banda Larga para escolas; ferramentas de planejamento para escolas e secretarias; ações de melhoria da gestão educacional; ações de melhoria das práticas pedagógicas e recursos pedagógicos e materiais didáticos.

    Leia mais sobre: CPMF

      Leia tudo sobre: cpmf

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG