Lula exalta papel do Congresso durante crise financeira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje, no discurso de abertura do ano legislativo, no Congresso Nacional, o desempenho do Brasil durante a crise financeira internacional e destacou a importância dos parlamentares na discussão e aprovação de medidas para impulsionar a economia no período. O papel dos parlamentares foi fundamental para responder à crise, disse Lula, em mensagem encaminhada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e lida pelo 1º secretário da Mesa do Congresso, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG).

Agência Estado |

O presidente afirmou, na mensagem, que o País foi um dos menos afetados pelas turbulências internacionais, que prejudicaram fortemente as economias desenvolvidas. Ele ressaltou também que enquanto o desemprego cresceu no mundo, o Brasil, depois do susto inicial da crise, voltou a gerar vagas, a investir especialmente em infraestrutura e continuou trabalhando para reduzir a desigualdade social por meio do fortalecimento de programas do Bolsa Família e do aumento do salário mínimo.

Lula também ressaltou que, a despeito da crise, o governo cresceu em 58% os investimentos pagos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançou o programa Minha Casa Minha Vida e lembrou dos trabalhos envolvendo a exploração do pré-sal. Destacou ainda que a despeito da atuação no combate à crise as contas públicas estão em ordem e a inflação foi mantida sob controle.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG