Lula encontrará Sarkozy em Paris para debater clima

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy no próximo sábado em Paris para tratar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que se realiza em Copenhague, em dezembro. Sarkozy telefonou nesta quarta-feira a Lula e, numa conversa de dez minutos, discutiu a pauta da conferência, quando ficou acertado o encontro pessoal.

Reuters |

Lula já estava com viagem marcada para a Europa, onde participa da sessão de abertura da cúpula mundial alimentar em Roma na segunda-feira.

A conferência do clima na capital dinamarquesa acontecerá entre 7 e 18 de dezembro. Pelo menos 190 países negociarão um novo acordo, que substituirá o Protocolo de Kyoto, de 1997, para enfrentar o aquecimento global.

Entre as principais divergências estão as metas de redução das emissões de gases do efeito estufa entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e como levantar bilhões de dólares para ajudar os países pobres a lidar com o impacto do aquecimento global.

O Brasil afirmou nesta semana que levará um compromisso voluntário, e não uma meta obrigatória, de redução das emissões de gases do efeito estufa em torno de 40 por cento até 2020. O anúncio oficial estava marcado para sábado, mas a Presidência ainda não confirmou a data.

(Reportagem de Carmen Munari)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG