Lula elogia escritor português António Lobo Antunes

LISBOA ¿ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a obra literária do vencedor do Prêmio Camões 2007, o escritor português António Lobo Antunes, mostra o extraordinário potencial da língua portuguesa.

EFE |

Na cerimônia de entrega do prêmio mais importante concedido a escritores de língua portuguesa, Lula destacou que este prêmio fortalece as "manifestações literárias da rica e diversa cultura" dos países lusófonos.

O presidente brasileiro, que participou em Lisboa da VII Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), lembrou que a formação de Antunes foi influenciada pelos clássicos da literatura brasileira.

Ele apontou que os leitores admiram a complexa trama social e política e a busca do conhecimento pessoal presentes nas criações do autor de obras como "Manual dos inquisidores" e "Memória de Elefante".

O prêmio é dotado de um valor de 100 mil euros, e é patrocinado, em partes iguais, pelos Governos de Brasil e Portugal. A distinção foi entregue no claustro do Mosteiro dos Jerônimos, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e local onde, em dezembro passado, foi assinado o Tratado de Lisboa da União Européia (UE).

O Prêmio Camões foi criado em 1988, e já foi entregue a nomes como os brasileiros Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Rubem Fonseca, além do português José Saramago e do angolano Artur Pestana.

Leia mais sobre: Prêmio Camões

    Leia tudo sobre: literatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG