parabenizar a ministra Dilma pelo seu desempenho." / parabenizar a ministra Dilma pelo seu desempenho." /

Lula elogia comportamento de parlamentares durante depoimento de Dilma

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elogiou nesta quinta-feira o comportamento democrático que os parlamentares tiveram ontem durante o depoimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na comissão de Infra-estrutura do Senado. Ele aproveitou ainda para http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/05/07/apos_mais_de_nove_horas_acaba_depoimento_de_dilma_no_senado_1302252.htmlparabenizar a ministra Dilma pelo seu desempenho.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

As pessoas fizeram as perguntas que tinham que fazer. Acho que as pessoas foram civilizadas ao perguntar no debate. Fiquei bem impressionado com o grau democrático que o Senado fez ontem com você. Certamente você foi motivo de orgulho para quem, junto com você, participa do governo e do povo brasileiro, disse o presidente.

Lula acrescentou ainda que, na maioria das vezes, quem está assistindo ao debate não gosta, mas ressaltou que é importante para a democracia. O que é a democracia, se não esse exercício diário de debates e discussões. Se todos forem tratados assim, que tenha mais debate. Pois eu acho que será bom para a sociedade brasileira", afirmou o presidente.

Na quarta-feira,  o presidente Lula mostrou-se satisfeito após ter ouvido relatos de seus assessores sobre o "excelente" depoimento de Dilma. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente não acompanhou a íntegra do depoimento da ministra devido ao excesso de compromissos em sua agenda. No entanto, teve a oportunidade de assistir a pequenos trechos.

Depoimento

Convidada para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma respondeu há mais de nove horas perguntas da oposição sobre uma suposta participação na confecção de um dossiê com os gastos do ex-presidente FHC com cartões corporativos.

Durante o depoimento, Dilma voltou a negar a existência de um dossiê com gastos do ex-presidente FHC e afirmou que o que existe é um banco de dados com registro de despesas com o suprimento de fundos e com cartões corporativos. Ela classificou como "indevido" o vazamento dos dados e reiterou que a Polícia Federal investiga o assunto.

Ela também defendeu a divulgação dos gastos de ex-presidentes da República passado um período após o fim do mandato. "Não vejo nenhum problema de divulgar a partir de um momento dados que antes eram sigilosos. Mas isso não depende de mim. Eu defendo que, com a passagem do tempo, já que não compromete mais, que eles (gastos) sejam divulgados", afirmou a ministra.

Leia mais sobre: Dilma Roussef

    Leia tudo sobre: dilma roussefdossiêpac

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG