O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançam hoje a Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, no Rio, hoje. Os jovens participantes levarão, entre outros assuntos, a defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde no ano que a entidade completa 20 anos.

A solenidade de lançamento da Caravana acontece no terreno da União Nacional dos Estudantes, na Praia do Flamengo, 132, no Rio, e marca também o início da construção da nova sede da entidade, que, em 2008, festeja 71 anos de fundação.

Parceria entre UNE e Ministério da Saúde, a expedição visitará 41 universidades, públicas e privadas, em um trajeto de 32 mil quilômetros, passando, pela primeira vez, em 26 Estados e o Distrito Federal. Em cada parada, a equipe do ônibus da Caravana realizará um dia de mobilizações, com atividades culturais e debates sobre temas como violência no trânsito e alcoolismo, educação sexual e política de redução de danos.

Desafios

Para Temporão, a caravana cumpre um importante papel ao colocar a saúde pública na pauta de debate do movimento estudantil. "Não apenas por discutir temas relevantes para a saúde do jovem, mas também por fortalecer o controle social sobre o Sistema Único de Saúde. As idéias que surgirão desta mobilização certamente serão fundamentais para refletirmos sobre as conquistas desses 20 anos de SUS e os desafios que temos pela frente."

De acordo com a direção da UNE, o principal objetivo da expedição é promover uma campanha em defesa da saúde pública, sempre com foco na realidade dos jovens e nas necessidades e problemas específicos de cada Estado.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.