uma causa e defende salário - Brasil - iG" /

Lula diz que servidor público trabalha por uma causa e defende salário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira, durante solenidade realizada no Palácio do Itamaraty em que empossou o novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, os salários que são pagos aos servidores públicos.

Redação com agências |

Durante a posse de Adams, Lula afirmou que, se forem comparados os salários dos funcionários do Banco Central (BC), da Receita Federal e de outros órgãos da administração pública com os que são pagos nas empresas privadas, a constatação é de que, nessas, os empregados ganham "cinco a seis vezes mais, fora o bônus".

Segundo o presidente, os servidores públicos não recebem bônus e trabalham por "uma causa" em que acreditam. "Conheço muita gente que saiu do governo e foi ganhar cinco ou seis vezes mais na iniciativa privada sem a preocupação de ser indiciado pelo Ministério Público (MP)", disse.

"As pessoas só querem saber quanto ganha o advogado-geral da União, mas não quantas causas ele ganha para economizar bilhões para a União", acrescentou.

Posse

Adams vai substituir José Antônio Dias Toffoli, que assume ainda hoje uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ex-ministro Carlos Alberto Menezes Direito, morto no dia 1º de setembro.

Procurador da Fazenda Nacional desde 1993, Adams, de 44 anos, será o primeiro advogado público de carreira a ocupar o comando da Advocacia-Geral da União (AGU). 

Justamente por isso, Toffoli classificou a nomeação como um momento histórico.  Pela primeira vez, a AGU vai ser conduzida por um integrante de carreira, disse durante a cerimônia de posse no Palácio do Itamaraty.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, ele foi ainda Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Consultor Jurídico do mesmo ministério.

(*com informações da agência Estado e reportagem de Christian Baines, da Santafé)

Leia mais sobre servidores públicos

    Leia tudo sobre: servidores públicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG