Lula diz que SC ainda pode ser reconstruída e voltar a ser pujante

BRASÍLIA - Ao comentar a tragédia que atingiu Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (1º) que o Estado ainda pode ser reconstruído e voltar a ser ¿pujante¿ como era antes das enchentes que provocaram deslizamentos de terra e alagamentos.

Agência Brasil |

No programa semanal Café com o Presidente, Lula destacou que o momento é de dor profunda para o povo catarinense, mas lembrou  o poder da solidariedade dos brasileiros.

Não podemos perder a esperança. Temos que ter a convicção de que a gente vai reconstruir o Estado de Santa Catarina. Há uma solidariedade nacional jamais vista na história do país, disse, referindo-se às doações.

Até o momento, somam mais de 880 toneladas apenas em alimentos. Também foram distribuídos cerca de 1 milhão de litros de água e 60 toneladas de roupas, além de brinquedos e material de limpeza e de higiene pessoal. Até o final da última sexta-feira (28), as contas bancárias abertas para receber doações em dinheiro contabilizavam R$ 3,6 milhões.

A Defesa Civil de Santa Catarina já confirmou 114 mortes, a maioria, por soterramento, 78.707 pessoas estão desabrigadas e desalojadas e 19 permanecem desaparecidas.

Lamentavelmente, para nossa tristeza, a única coisa que a gente não pode recuperar é a  vida das pessoas que morreram soterradas, disse o presidente.

Moradores tentam salvar o que sobrou; assista

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas em Santa Catarina 

    Leia tudo sobre: enchentesanta catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG