gambiarra e corre o risco de incendiar - Brasil - iG" /

Lula diz que Planalto é gambiarra e corre o risco de incendiar

BRASÍLIA - Uma cerimônia nesta segunda-feira oficializou a cessão do Palácio do Buriti ¿ sede do governo do Distrito Federal - para a Presidência da República durante a reforma do Palácio do Planalto. ¿Aquilo [Palácio] é uma gambiarra que qualquer hora corre o risco de incendiar, e aí ninguém vai poder dificultar a reforma¿, disse.

Agência Brasil |

A mudança do núcleo do governo, no entanto, só irá ocorrer no segundo semestre, porque ainda serão feitas reformas de adequação que garantam a segurança do presidente e autoridades que vão ocupar o prédio, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer deixar o Palácio do Planalto tal como era na época do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Ele disse que o Planalto foi ocupado de forma desordenada, lembrando que quando foi construído não havia tantos servidores e equipamentos eletrônicos. O resultado, de acordo com Lula, é que hoje o Palácio do Planalto está cheio de gambiarras.

Lula disse que é preciso decisão política para começar a obra. De acordo com o presidente, as pessoas que criticam os gastos com a reforma são as mesmas que ao viajar à Europa visitam castelos antigos e voltam fascinadas.

Toda vez que falamos em reformar alguma obra, mesmo que ela seja patrimônio da humanidade, sempre aparecem aqueles que fazem críticas que você está gastando dinheiro desnecessário, que aquele dinheiro daria para fazer uma ponte, 50 casas populares. As pessoas estão sempre arrumando motivo para fazer críticas, disse.

O presidente afirmou que antes de terminar seu mandato, em 2010, espera voltar ao Palácio do Planalto, nem que seja para trabalhar por pouco tempo.

Espero que seja um ano e pouco [a duração da reforma]. Quero voltar para lá antes de dar o cargo para outro presidente por pelo menos um dias depois da reforma.

O projeto de reforma do Palácio Planalto está a cargo do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, o mesmo da construção de Brasília. Ainda não foram definidos os custos finais das obras.

Além do presidente, também vão para o Palácio do Buriti os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil; Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social; general José Armando Félix, do Gabinete de Segurança Institucional; José Múcio, de Relações Institucionais, e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A Presidência da República vai ocupar também um espaço do Centro Cultural Banco do Brasil, onde o presidente Lula também terá um gabinete para despachos, de acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência.

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG