responsabilidade coletiva - Brasil - iG" /

Lula diz que meio ambiente é responsabilidade coletiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu, no almoço com o primeiro-ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, o apoio do país à aspiração brasileira de ocupar assento permanente no Conselho de Segurança da ONU reformado. Isso é um gesto de confiança em nossa capacidade de contribuir para a construção de um mundo mais pacífico e próspero.

Agência Estado |

Ainda em seu discurso, o presidente lembrou que uma das grandes ameaças à paz e à segurança internacional é a mudança climática e advertiu que "a preservação de um meio ambiente saudável para esta e para futuras gerações é uma responsabilidade coletiva".

Lula afirmou que o Brasil está fazendo a sua parte, por meio dos biocombustíveis, lembrando que eles permitem a redução da emissão de gases de efeito estufa, em forma compatível com a segurança alimentar, com os direitos dos trabalhadores (numa referência às denúncias de trabalho escravo na produção da cana-de-açúcar) e a proteção das florestas.

O primeiro-ministro holandês elogiou o compromisso pessoal do presidente Lula de erradicar a fome e a pobreza do mundo e destacou a importância da Amazônia, afirmando que o Brasil "tem ouro nas mãos, não só no sentido figurativo mas literal, com uma única e intensa flora e fauna". "O Brasil tem tudo para fortalecer o papel que desempenha como ator em nível mundial, tanto em termos políticos quanto econômicos", disse Jan Peter.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG