Lula diz que grau de investimento declara Brasil como país sério

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o grau de investimento concedido pela agência de classificação de risco Standard & Poors significa que o Brasil é um país sério e mundialmente respeitado. A agência de risco elevou na quarta-feira a nota atribuída à dívida de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil para BBB-, o primeiro nível da faixa de grau de investimento.

Reuters |

Lula, que estava em Maceió para a posse do Conselho Deliberativo da Sudene, anunciou aos governadores do Nordeste a conquista do 'investment grade' e brincou dizendo que nem saberia dizer a palavra.

'Se a gente for traduzir isso para uma linguagem que os brasileiros entendam, o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e com isso passamos a ser merecedores da confiança internacional', afirmou antes de seu discurso.

'É uma conquista do povo brasileiro, que esperou por isso durante tantos e tantos anos', disse Lula. 'É o aval de que passamos a ser donos do nosso nariz e podemos determinar a política que acharmos convenientes para o Brasil.'

Lula comentou que o grau de investimento é considerado ótimo por uns e preocupante por outros pela possibilidade do maior ingresso de dólares no país.

'Confesso a vocês que quando saí de Garanhuns em 1952 jamais imaginei que pudesse chegar o dia em que os brasileiros passassem a ter preocupação com o ingresso de dólar', afirmou em tom de ironia.

'Quis Deus que fosse exatamente no momento em que um presidente de sorte assumisse a Presidência da República.'

(Texto de Mair Pena Neto; edição de Alexandre Caverni)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG