Por Carmen Munari SÃO PAULO (Reuters) - Ao classificar a volta da inflação como a pior desgraça para a população, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa terça-feira que a responsabilidade pela alta dos preços é do aumento do consumo e que o governo trabalha para equilibrar o mercado.

'A culpa é de quem compra e de quem vende, de quem governa e de quem não governa, porque a inflação é a pior desgraça para o povo que vive de salário, porque a inflação come o salário', disse Lula em discurso na favela de Heliópolis ao assinar contrato de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O presidente afirmou que a inflação é decorrente do aumento dos preços do alimentos, que estão em alta pelo maior consumo não só no Brasil, mas em países como a China, a Índia, e na África e América Latina.

A solução, segundo ele, será a maior produção de alimentos.

Apesar do aumento do consumo, disse Lula, o país tem batido recorde na produção de grãos que este ano vai atingir 142 milhões de toneladas.

Lula salientou que o país está crescendo de forma 'muito importante' e que o governo não pode permitir a volta da inflação.

'O que estamos trabalhando é para ter uma combinação perfeita entre a capacidade produtiva do país e a capacidade de demanda. Na hora que o povo pode comprar mais, as indústrias precisam produzir mais.'

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.