BRASÍLIA - Enquanto aguardava no Palácio do Itamaraty a chegada do presidente da República Tcheca, Václav Klaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com jornalistas a respeito do resultado de seus esforços para emagrecer. Vocês estão lembrados deste terno?, perguntou. Foi o que eu usei na posse, disse. Em seguida, apontando para um repórter, brincou: Para você, que engordou: ele (o terno) foi da posse de 2003.

A uma pergunta sobre o regime de emagrecimento que estaria fazendo, Lula respondeu: "Muito trabalho." Os repórteres, então, comentaram que também trabalham muito. "Estou dando muita entrevista", afirmou o presidente.

Agência Brasil
Com o terno da posse, Lula recebe o presidente da República Tcheca
Um dos repórteres quis saber se Lula, que é corintiano, usaria a camisa do São Paulo, e o presidente respondeu: ela [ a camisa ] não me cabe. Mas afirmou que torcerá para o São Paulo na disputa com o Goiás no próximo domingo,  partida que será realizada no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Logo depois, com a chegada do presidente tcheco, Lula subiu ao primeiro andar do Itamaraty para recebê-lo. Václav Klaus visita o Brasil com uma comitiva de cerca de 50 pessoas, entre ministros e empresários, e tem interesse em fechar acordos comerciais nas áreas de tecnologia, energia e saúde, entre outras.

De Brasília, Klaus segue para São Paulo e Recife. Antes, ele foi a Manaus para negociar uma parceria referente à construção do metrô da capital amazonense. Nesta segunda-feira, ao passar pela cidade, elogiou a beleza natural e disse estar orgulhoso de iniciar sua visita por uma das regiões mais importantes do mundo.

O Brasil é o principal parceiro comercial da República Tcheca na América Latina. O intercâmbio comercial bilateral mais que triplicou desde 2003, tendo atingido a cifra recorde de US$ 445,7 milhões no ano passado.

*Com Agência Brasil

Leia mais sobre: Lula

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.