alguns dias marco regulatório do pré-sal - Brasil - iG" /

Lula deve receber em alguns dias marco regulatório do pré-sal

RIO - O texto final com o novo marco regulatório para a exploração dos recursos do pré-sal já está pronto e deve ser apresentado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, nos próximos dias. A afirmação foi feita hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assegurou a retomada dos leilões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tão logo a nova regulamentação seja discutida com o Congresso e com a sociedade.

Valor Online |

A expectativa de Lula é de que o texto seja discutido em conjunto com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, para depois ser enviado para o Congresso.

"E quando estiver pronto (o novo marco) vamos fazer os leilões, porque não vamos ficar com essas reservas debaixo da terra", destacou Lula, que visitou hoje o novo terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) que a Petrobras construiu na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O presidente revelou também que no dia 1º de maio participará da cerimônia de extração do "primeiro barril" de petróleo do pré-sal na Bacia de Santos. A inauguração marcará o início do teste de longa duração do campo de Tupi, no litoral do Rio de Janeiro.

Lula afirmou que "há motivos para correr" com a exploração do pré-sal para que a Petrobras tenha condições de conhecer melhor as particularidades da exploração na região, que tem campos de hidrocarbonetos mais distantes da costa e a profundidades maiores.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG