" / " /

Lula destinará R$ 700 mi a Estados que enfrentarem enchentes

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará nesta quarta-feira (26) medida provisória liberando recursos para ajudar Estados afetados por enchentes decorrentes de chuvas. Segundo fontes do Palácio do Planalto, a estimativa é de que, no total, sejam liberados R$ 700 milhões.,).replace(,) --

Redação com agências |

Acordo Ortográfico Desde o último fim-de-semana, Santa Catarina enfrenta a tragédia de vários municípios alagados e  registro de mais de 80 mortos

"Nós tivemos um tsunami de barro, lama, árvores... Veio tudo abaixo, tudo", disse a costureira Josiane Malmann, que foi resgatada por helicópteros num grupo de 200 pessoas que estava sem ter como sair do município de Ilhota, onde morreram 18 pessoas. Imagens de TV mostraram pessoas isoladas pelas águas pedindo ajuda no município.

Mais de 500 homens do Exército, com auxílio de veículos anfíbios, foram enviados para prestar socorro aos moradores de Blumenau, onde 20 pessoas morreram soterradas, e o prefeito João Paulo Kleinubing declarou no fim de semana estado de calamidade pública. As ruas da cidade estavam tomadas pela lama, segundo imagens da TV, apesar de a chuva ter dado uma trégua. Mas 150 mil pessoas continuavam sem energia elétrica no município, segundo a Defesa Civil.

Um grupo de salvamento da Força Área montou uma base na cidade de Navegantes, e governos de outros Estados enviaram helicópteros para ajudar no resgate de pessoas ilhadas.

"Em Ilhota e Itajaí, efetivamente, eles estão com muita água. O município de Itajaí está em torno de 80 por cento submerso", afirmou o secretário da Defesa Civil, que tem realizado sobrevôos diários sobre as áreas mais atingidas. O Estado vem sendo castigado por chuvas constantes há mais de três meses.

(*Com informações das agências Brasil e Reuters)

Leia também:

Leia mais sobre: Santa Catarina

    Leia tudo sobre: santa catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG